sábado, 25 de maio de 2013

Movimentado lançamento do livro de Luiz Momesso em BH

Aproximadamente 70 pessoas entre operários, camponeses, dirigentes sindicais, estudantes, professores, apoiadores do jornal A Nova Democracia compareceram a noite de lançamento do livro José Duarte - Um maquinista da história em Belo Horizonte no último 24 de maio.
O evento foi realizado no salão da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves e 65 livros foram vendidos durante a atividade de lançamento.
Luiz Momesso relatou como foi o processo de elaboração do livro, a coleta de depoimentos, o contato com o próprio José Duarte, que chegou a participar do lançamento da primeira edição do livro na Bienal de São Paulo no final da década de 1980. Contou passagens marcantes da vida e luta de José Duarte, falou de sua simplicidade e de como cada momento e luta importante do proletariado em nosso país entre os anos de 1930 e 1980 contou com a participação desse destacado dirigente comunista.
Após as exposições do professor Fausto Arruda, em nome do Jornal A Nova Democracia e de Luiz Momesso, a Frente Cultural de Belo Horizonte apresentou duas canções populares: Rio Araguaia, de Cadinho Faria e Toninho Camargos, composta em homenagem aos guerrilheiros do Araguaia, e Aroeira, de Geraldo Vandré. Momesso se recordou que, em uma atividade promovida por operários de São Paulo, ainda durante o regime militar, Vandré apresentou essa música, que ainda não havia sido gravada, e tamanho foi o impacto da canção entre os operários que ele teve que repetí-la três vezes. Todos cantaram juntos seu refrão: "É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar!"
No encerramento da atividade, Momesso destacou que o hino do proletariado, a Internacional, sempre esteve presente em suas recordações de José Duarte e que muitas vezes, durante a redação do livro, ele ouviu o hino repetidas vezes para melhor se recordar e escrever. E que por isso, o marcador do livro, produzido especialmente para essa edição, contém a letra do hino composto pelos combatentes da Comuna de Paris Eugène Pottier e Pierre Degeyter. Em homenagem a José Duarte, todos os presentes cantaram a Internacional.
A fila para os autógrafos e dedicatórias de Momesso foi bastante concorrida e o evento durou até as 22 horas. Apoiadores do jornal prepararam uma farta mesa com comidas árabes, que também renderam vários elogios.



 

Um comentário:

  1. Excelente evento e saudações classistas aos participantes do lançamento. Agora, é ler e entender a importância de resgatar a memória das lutas populares!

    ResponderExcluir

Comitê de apoio ao AND BH

Belo Horizonte, MG, Brazil
Os comitês de apoio são grupos de militantes que se dedicam ao trabalho de divulgação e apoio ao jornal A Nova Democracia.